O Profeta Isaías e a Vinda do Messias: Um estudo profundo

Envie para Alguém:

Olá, amigos! Hoje quero compartilhar com vocês um estudo profundo sobre o profeta Isaías e sua profecia sobre a vinda do Messias. Se você é um cristão ou está interessado em aprender mais sobre a Bíblia, tenho certeza de que vai gostar deste artigo.

O livro de Isaías contém muitas profecias sobre o Messias que seriam cumpridas por Jesus Cristo. Por exemplo, Isaías profetizou que o Messias nasceria de uma virgem (Isaías 7:14), que seria um servo sofredor (Isaías 53) e que traria a salvação ao mundo (Isaías 61:1-3).

 

Um Profeta Messiânico

O livro de Isaías é um dos mais importantes e profundos do Antigo Testamento. O profeta Isaías viveu no século VIII a.C. e profetizou sobre a vinda do Messias cerca de 700 anos antes de Jesus nascer. Isaías é conhecido como o profeta messiânico por causa da riqueza de suas profecias sobre o Messias.

A profecia mais conhecida de Isaías sobre o Messias está no capítulo 9, versículo 6:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”. (Isaías 9:6)

 

As Principais Profecias de Isaías

O Profeta Isaías também profetizou sobre a morte e ressurreição do Messias. No capítulo 53, ele escreveu: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.

 

Destruição da Babilônia e Rejeição do Messias

Isaías também profetizou que o Messias seria rejeitado pelos homens e que seria um homem de dores e sofrimento. Ele escreveu: “Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens;” (Isaías 53:3a).

O Profeta Isaías também profetizou sobre a destruição de Babilônia e a restauração de Israel. Ele escreveu: “Porque assim diz o Senhor: Eis que levantarei a minha mão para as nações, e ante os povos arvorarei a minha bandeira, e eles trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros” (Isaías 49:22).

Conforme o livro de Isaías, o Messias seria alguém escolhido por Deus para salvar o povo de seus pecados e trazer justiça e paz para o mundo. A maioria dos judeus da época esperava um Messias que fosse um líder político e militar, mas Isaías revelou que o Messias seria muito mais do que isso.

 

Um Servo Sofredor

Isaías profetizou que o Messias seria um servo sofredor. Um homem humilde e manso que se submeteria à vontade de Deus e sofreria em nome do povo. Em Isaías 53, podemos ler uma das descrições mais detalhadas do sofrimento do Messias:

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5)

Essas palavras proféticas se cumpriram em Jesus Cristo, o Messias prometido. Jesus não veio como um líder político ou militar, mas como um servo humilde que veio para servir e dar a sua vida como resgate para muitos (Marcos 10:45). Ele se submeteu à vontade de Deus, mesmo quando isso significou sofrimento e morte na cruz.

 

Linhagem de Davi e Ressureição de Jesus

Isaías também profetizou que o Messias seria um “rebento do tronco de Jessé”, referindo-se à linhagem de Davi (Isaías 11:1). Isso é significativo porque o Messias era esperado para ser um descendente do rei Davi, conforme a promessa feita por Deus a Davi em 2 Samuel 7:12-13.

Outra profecia de Isaías que se cumpriu em Jesus é a sua ressurreição. Em Isaías 53:11, lemos: “Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.”.

Aqui, O Profeta Isaías profetizou que o Messias iria morrer pelos pecados do povo. Mas que veria a sua posteridade e prolongaria os seus dias(Isaías 53:10). Isso se refere à ressurreição de Jesus, que venceu a morte e vive para sempre.

Além disso, em Isaías 9:6b, lemos sobre as qualidades do Messias.  “e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6b).

Veja também A Grande Importância do Arrependimento para Salvação na Bíblia

 

Concluindo

Por fim, a mensagem principal do livro de Isaías é a promessa de um Salvador que viria redimir o povo de seus pecados e estabelecer o Reino de Deus na Terra. Essa promessa foi cumprida com a vinda de Jesus Cristo, o Messias, que cumpriu as profecias de Isaías sobre a sua vida, morte e ressurreição.

Ao estudarmos o livro de Isaías, podemos ver claramente a mão de Deus guiando e protegendo o seu povo, mesmo em meio às tribulações e dificuldades. Podemos ver também a importância da fidelidade e obediência a Deus, e a necessidade de nos arrependermos dos nossos pecados e voltarmos a Ele.

O livro de Isaías é uma fonte inesgotável de sabedoria e ensinamentos para a nossa vida espiritual, e sua mensagem é tão relevante hoje quanto era na época em que foi escrito.

Que possamos nos aprofundar cada vez mais nesse livro e aprendermos com o exemplo de Isaías e dos antigos profetas de Deus. Se você ainda não leu o livro de Isaías, eu encorajo você a fazê-lo.

Não deixe de conferir mais conteúdo inspirador sobre a palavra de Deus em nosso site.

Siga-nos também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Blog Viver é Cristo.

YouTube
https://youtube.com/viverecristo

Instagram
@oficial.viverecristo

Pinterest
https://br.pinterest.com/viverecristo/

Obrigado por nos acompanhar!

4.2/5 - (4 votos)
Doação através da nossa vakinha virtual 1280 x 720
Envie para Alguém:
Paulo Kimura
Paulo Kimura

Autor do Blog Viver é Cristo.

Dedicado a ajudar pessoas a melhorarem seu conhecimento sobre a Palavra de Deus e seu relacionamento com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *