Rodrigo Silva participou de um Podcast e em sua entrevista ele afirma que até o ateu acredita em coisas que não vê. Ele é autor do livro O Ceticismo da Fé.
Fiz uma curadoria para que você possa entender melhor. Acompanhe as partes mais importantes dessa entrevista sobre o ateu acreditar em coisas que não vê.
O Ceticismo da Fé fala sobre o Que?
À princípio, Ceticismo e Fé São coisas paradoxais. Esse título, na verdade, ele surgiu de algumas entrevistas que eu tive no Programa do Jô Soares. Foram 3 entrevistas e a terceira vez que eu fui lá, eu lembro que falei com ele que a fé era racional. Então ele disse que essa foi a maior antífrase que eu já ouvi aqui no programa. E eu disse porque se a fé não for racional, não é fé, é fidelizmo ou crendice.
Ou seja, Machado de Assis falava de um personagem de Rubião (Quincas Borbas). Rubião era mais crédulo do que crente. Apesar do jargão popular pensar diferente, o crente é aquele que acredita porque ele tem evidências para crer que daquele jeito. Já o crédulo é um ingênuo, é aquele que tem a fé por amor da fé, pois ele acredita em qualquer coisa.
Esse livro é mais na área filosófica, pois eu trato de questões ali como por exemplo: Se Deus Existe e é todo amor e todo poderoso, porque crianças morrem de leucemia? Então eu falo de muita coisa tipo, será que dá para acreditar em Deus e na Bíblia? É uma linguagem que eu falo bastante da filosofia, que é uma das minhas áreas também. Mas também falo da pós modernidade em uma linguagem mais descontraída.
E o título, O Ceticismo da Fé, criou esse paradoxo, justamente para mostrar que as vezes é preciso duvidar para crer.
O Ateu Clássico
Se você for olhar bem, vamos pegar o exemplo do ateu clássico, ou o cientista clássico. Eu estava vendo esses dias o depoimento do novo físico que está substituindo o Stephen Hawking. Ele mesmo fala “Sou ateu, sou descrente, mas eu acredito em um monte de coisas que eu não vejo.”.
E os físicos são assim, por exemplo, quem já viu a matéria escura? Não tem nem como provar isso ainda. Multiversos, que muitos físicos fala de multiverso, universos paralelos, eles tem cálculos. Mas não tem provas disso.
E é interessante que eles acreditem no que não veem. Porque ele foi ao Multiverso, não vê Deus lá, então ele crer que Deus não existe. E é um paradoxo, mas é uma realidade. Até que alguém prove alguma coisa para ele então ele crê no que não viu.
Indícios de um Criador
Você tem alguns indícios, mas sãos os mesmos indícios que um cosmógrafo teista, que acredita em Deus, vai usar para falar por exemplo: “O universo demonstra planejamento, logo deduz-se que há um criador”.
Então, o ateu não consegue ver no universo a digital de Deus, mesmo deduzindo que o universo foi planejado. Por isso o ateu afirma que Deus não existe. Porém, sendo confrontado, e como se explica esse planejamento? Cientistas ateus provavelmente dariam a resposta “Não sei, um dia saberemos”.
Eu trabalhei com o título Ceticismo da Fé, justamente porque eu sou cético para acreditar que certas coisas são puras coincidências.
Gostou do conteúdo? Então Compartilhe com alguém!
Você também pode acompanhar a entrevista completa!
Não deixe de conferir mais conteúdo inspirador sobre a palavra de Deus em nosso site.
Siga-nos também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Blog Viver é Cristo.
YouTube
https://youtube.com/viverecristo
Instagram
@oficial.viverecristo
Pinterest
https://br.pinterest.com/viverecristo/
Obrigado por nos acompanhar!