Dicas do Augustus Nicodemus Para Começar a Estudar Teologia

Há várias maneiras de você começar a estudar teologia e a primeira dica é que você começa na sua igreja. A sua igreja deve ter uma boa escola dominical ou deve ter um pastor que ensina a bíblia e que prega a bíblia.

Então preste atenção nas pregações e anote aquilo que ele está dizendo, depois compare com a escritura. Frequente a escola dominical e faça as leituras que são recomendadas, assim você já está começando a estudar teologia.

A teologia é uma disciplina importante para os cristãos que desejam se aprofundar na compreensão da palavra de Deus. Existem diversas maneiras de começar a estudar teologia e é importante seguir alguns passos para garantir um estudo consistente e de qualidade. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para quem deseja iniciar seus estudos teológicos.

 

Primeiro Nível

Aprender Teologia Online

Por StockSnap de Pixabay

No nível seguinte para começar a estudar teologia, você pode então em uma espécie de autodidata, começar a adquirir boa literatura e a ler bons livros que falam são introduções a teologia sistemática e introdução à teologia bíblica.

Procure livros que são comentários sobre o conteúdo das escrituras sagradas e que nos ensinam sobre pontos importantes como a antropologia, que é o estudo do homem, sobre a soteriologia, que é a doutrina da salvação e pneumologia, que é a doutrina do espírito santo.

Então procure alguém já maduro e experiente que lhe indique boa literatura, pois existem literaturas que não vale nada. Mas se você precisa de alguém para lhe ajudar a pegar livros bons, e você forma a sua biblioteca para você  ler e começar a estudar teologia.

 

Segundo Nível

Aprendendo Teologia com a Bíblia Aberta

Por StockSnap de Pixabay

Em um nível mais elevado, você deve então frequentar um curso de teologia. Para isso existem cursos disponíveis à distância, onde você pode fazer especializações pela internet, sem precisar sair de casa.

Há também outros cursos que são semipresenciais, onde você faz uma parte na internet e outra parte você vai ter que frequentar aulas e fazer provas.

Além disso, é importante destacar que, ao frequentar um curso de teologia, você terá a oportunidade de aprender com professores especializados e experientes, além de interagir com outros estudantes e trocar conhecimentos e experiências.

Isso pode enriquecer bastante o seu aprendizado e ajudar a esclarecer dúvidas que você possa ter ao estudar de forma autodidata. Vale ressaltar que é fundamental escolher um curso de teologia de qualidade, que tenha um currículo completo e atualizado, e que esteja alinhado com a sua visão teológica e denominacional.

 

Terceiro Nível

Aprender Teologia Online

Por StockSnap de Pixabay

Já em um nível ainda mais elevado, você pode resolver seguir realmente a carreira como o teólogo. Aí você deveria ir para um seminário de uma denominação. De preferência a um seminário sério e comprometido com a palavra de Deus e que tenha qualidade.

E então você vai ter uma educação formal que dura cerca de quatro anos, em média, e ter ao final a comprovação ou a titulação de bacharel em teologia em um curso livre, pois naturalmente pela maioria das denominações esses cursos não são reconhecidos pelo MEC, pois são cursos livres de teologia.

Então esse, geralmente é o caminho para começar a estudar teologia, mas lembrando que você começa a estudar teologia na sua igreja, a partir da escola dominical,  grupos de estudo bíblico e ouvindo sermões com atenção. Anotando e estudando e seguindo todos esses outros passos se você realmente deseja se aprofundar cada vez mais na palavra de Deus.

Outras dicas úteis que podemos citar são assistir palestras e conferências de grandes teólogos e participar de grupos ou fóruns de estudo sobre teologia para que você possa aprender mais.

 

Conclusão

Iniciar os estudos teológicos pode ser uma jornada longa e desafiadora, mas é gratificante e essencial para quem deseja compreender melhor a palavra de Deus.

Começando na sua igreja, frequentando escola dominical, lendo bons livros e participando de cursos e palestras, você pode se tornar um teólogo cada vez mais capacitado.

É importante lembrar que o estudo da teologia deve ser sempre pautado na busca pela verdade e na fidelidade à palavra de Deus.

Créditos:

Augustus Nicodemus

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém!

Não deixe de conferir mais conteúdo inspirador sobre a palavra de Deus em nosso site.

Siga-nos também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Blog Viver é Cristo.

YouTube
https://youtube.com/viverecristo

Instagram
@oficial.viverecristo

Pinterest
https://br.pinterest.com/viverecristo/

Obrigado por nos acompanhar!

 

 

Rate this post
AJUDE A MANTER O SITE VIVER É CRISTO NO AR
Paulo Kimura
Paulo Kimura
Artigos: 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *