5 Piores Erros Cometidos Pelos Pregadores No Sermão

Envie para Alguém:

Hoje você vai conhecer os 5 piores erros cometidos pelos pregadores no sermão e descobrir como evitar. Sem dúvida alguma, uma das tarefas mais difíceis que existem, dentre os motivos, o principal é por levar a palavra de Deus.

Pregar a Palavra de Deus é uma responsabilidade imensa e um privilégio. No entanto, alguns erros comuns podem prejudicar a eficácia do sermão e comprometer a transmissão da mensagem divina. Conheça os 5 piores erros e aprenda como evitá-los, para que sua pregação seja poderosa e transformadora.

O Primeiro Erro do Pregador no Sermão é a Falta de Preparo

O Primeiro Erro do Pregador no Sermão é a Falta de Preparo

A falta de preparo é o erro mais comum e prejudicial para um pregador. Estudar a Bíblia, meditar no texto e organizar as ideias são passos essenciais para transmitir a mensagem de Deus com clareza e profundidade. Afinal, a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4:12), e merece ser tratada com reverência e dedicação.

Como evitar:

  • Dedique tempo ao estudo: Mergulhe na Bíblia, leia comentários, faça pesquisas e busque diferentes interpretações do texto.
  • Organize suas ideias: Crie um esboço do sermão, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Ore por direção: Peça a Deus que te guie na preparação e te dê sabedoria para transmitir a Sua mensagem.

Pregar a palavra de Deus exige esforço do pregador em ler o texto e meditar, buscar mais conhecimento sobre o tema a ser pregado. Deus lhe ajudará, mas é necessário que você faça sua parte, que é estudar, buscar cada dia mais o conhecimento.

Então, leia a Bíblia Sagrada, Ore ao Senhor Deus e peça sabedoria. Busque ainda mais conhecimento através de livros e cursos.

O Segundo Erro do Pregador é Ficar Nervoso ou Ansioso

O nervosismo é natural, especialmente para pregadores iniciantes. No entanto, a ansiedade pode prejudicar a comunicação da mensagem e diminuir o impacto do sermão. Lembre-se que o Espírito Santo é quem transforma vidas, e sua função é ser um instrumento nas mãos de Deus.

Como evitar:

  • Prepare-se bem: Quanto mais você conhecer a Palavra, mais confiante se sentirá.
  • Pratique: Ensaie o sermão em voz alta, grave-se e observe sua postura e linguagem corporal.
  • Ore por calma: Peça a Deus que te dê paz e tranquilidade para pregar com confiança.
  • Respire fundo: Antes de começar, respire fundo algumas vezes para controlar o nervosismo.

Neste caso, é necessário que busque conhecimento da palavra de Deus e procure pregar, mesmo com medo não deixe de pregar.

Outro motivo é o fato de você pensar que você tem que pregar bem para que pessoas sejam transformadas, porém este é o papel do Espírito Santo. Faça a sua parte, pregue a Verdade e deixe o Espirito Santo transformará as vidas através da mensagem.

O Terceiro Erro do Pregador é tentar imitar Outros Pregadores e Mensagens: Encontre sua Voz Autêntica

O Terceiro Erro do Pregador é tentar imitar Outros Pregadores

Imitar outros pregadores, seja na forma de falar, nos gestos ou no conteúdo, pode parecer um atalho, mas é um erro grave. A autenticidade é fundamental para que a mensagem seja genuína e toque o coração das pessoas. Deus te criou único, com dons e talentos especiais para usar em Seu Reino.

Copiar os outros seja no jeito ou no falar é algo muito perceptível. Não ache que as pessoas deixam de perceber.

Como evitar:

  • Seja você mesmo: Não tente ser alguém que você não é. Use sua própria linguagem e estilo de comunicação.
  • Busque inspiração, não imitação: Aprenda com outros pregadores, mas não os copie.
  • Desenvolva seu próprio estilo: Descubra seus pontos fortes e use-os para transmitir a mensagem de Deus de forma autêntica.

Não se preocupe com o que as pessoas pensam sobre o seu jeito, sua personalidade.  Deus te fez assim, seja você mesmo, se expresse da sua maneira. Você será único e autêntico!

Agora, quanto a mensagem, lembre-se de que foi dada por Deus para aquela ocasião. Não que você ignore o que foi falado, mas utilize esse conhecimento para levar uma mensagem conforme a vontade do Espirito Santo.

O Quarto Erro cometido pelo Pregador é Falar Mal de Outros Pregadores ou Pastores

O púlpito não é lugar para críticas, fofocas ou julgamentos. Falar mal de outros pregadores ou membros da igreja é um erro grave que fere a unidade do Corpo de Cristo e desvia o foco da mensagem de Deus. Lembre-se do mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 13:34).

Usar o púlpito para falar mal dos irmãos é irresponsabilidade, além de falta de reverência à Deus. Púlpito é lugar de pregar a palavra de Deus e se comunicar com a Igreja de Cristo.

Como evitar:

  • Foque na mensagem: Concentre-se em pregar a Palavra de Deus e seus ensinamentos.
  • Evite polêmicas: Não use o púlpito para atacar pessoas ou grupos.
  • Promova a unidade: Incentive o amor, o perdão e a reconciliação entre os irmãos.

Procure não citar nomes na sua pregação. Pregue contra heresias e seitas, mas nunca contra pessoas.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Efésios 6:12”.

O Quinto Erro é Pregar e Não Viver Aquilo que se Prega

O Quinto Erro é Pregar e Não Viver Aquilo que se Prega

A falta de coerência entre o que se prega e o que se vive é um dos maiores obstáculos para a eficácia do sermão. As pessoas precisam ver que o pregador vive de acordo com os princípios que ensina, caso contrário, a mensagem perde sua força e credibilidade.

Como evitar:

  • Busque a santidade: Viva uma vida de oração, estudo da Bíblia e obediência a Deus.
  • Seja transparente: Não tenha medo de admitir suas falhas e pedir perdão.
  • Busque ajuda: Se você está lutando contra o pecado, procure ajuda de outros cristãos maduros ou de um conselheiro espiritual.

Você precisa ter autoridade naquilo que fala, ou seja, teorias não provam o que você vive. Um velho amigo certa vez me disse, não basta ser… precisa parecer, em outras palavras, se você diz que é por aqui o caminho, precisa ir por ele também.

Se você estiver em cima do púlpito e pregar o que não vive, será como os escribas e fariseus, conforme dito por Jesus e João Batista, que chamou-os de hipócritas, pois diziam ao povo o que era para ser feito, porém eles mesmos não faziam.

Tenha uma vida reta diante do nosso Deus e dê o testemunho servo do Deus Altíssimo.

Conclusão: Pregar a Palavra de Deus é um Chamado Nobre

Você conheceu os 5 Piores Erros Cometidos Pelos Pregadores No Sermão E Como Evitar. Esse artigo não foi um julgamento, pois temos a intenção de ajudar você que já é um pregador ou está iniciando agora.

Pode ser que  você ache normal alguns destes itens, Mas busque conhecimento e peça sabedoria à Deus e você perceberá que vai evoluir pouco a pouco.

Pregar a Palavra de Deus é um chamado nobre e desafiador. Ao evitar esses 5 erros comuns, você estará mais preparado para transmitir a mensagem de Deus com clareza, autenticidade e poder, impactando vidas e edificando o Corpo de Cristo. Lembre-se sempre de que o Espírito Santo é o seu maior aliado nessa jornada, e busque a Sua direção em cada passo.

Você tem dúvidas sobre o seu chamado e gostaria de saber qual é o seu chamado no reino de Deus? Veja nosso artigo Sobre Como Descobrir O Meu Chamado No Reino de Deus.

Compartilhe este artigo com outros pregadores e líderes da sua igreja para que juntos possamos aprimorar nossas habilidades e levar a mensagem de Deus a mais pessoas!

Não deixe de conferir mais conteúdo inspirador sobre a palavra de Deus em nosso site.

Siga-nos também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Blog Viver é Cristo.

YouTube
https://youtube.com/viverecristo

Instagram
@oficial.viverecristo

Pinterest
https://br.pinterest.com/viverecristo/

Obrigado por nos acompanhar!”

Rate this post
Doação através da nossa vakinha virtual 1280 x 720
Envie para Alguém:
Paulo Kimura
Paulo Kimura

Autor do Blog Viver é Cristo.

Dedicado a ajudar pessoas a melhorarem seu conhecimento sobre a Palavra de Deus e seu relacionamento com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *