5 Piores Erros Cometidos Pelos Pregadores No Sermão

Hoje você vai conhecer os 5 piores erros cometidos pelos pregadores no sermão e descobrir como evitar. Sem dúvida alguma, uma das tarefas mais difíceis que existem, dentre os motivos, o principal é por levar a palavra de Deus.

Muitas vezes, o pregador tem problemas em não saber como se comportar, o que dizer para os ouvintes ou até mesmo falta de conhecimento da Palavra de Deus.

 Mas alguns erros são muito comuns entre os pregadores e você conhecerá agora os 5 Piores Erros Cometidos Pelos Pregadores No Sermão e também Como Evitar esses erros.

O primeiro erro do pregador no sermão é a falta de preparo

Esse é, sem dúvida, o erro número 1 dos pregadores. A falta de preparo, além ficar evidente enquanto o sermão é pregado, demonstra falta de comprometimento com a palavra de Deus.

Pregar a palavra de Deus exige esforço do pregador em ler o texto e meditar, buscar mais conhecimento sobre o tema a ser pregado. Deus lhe ajudará, mas é necessário que você faça sua parte, que é estudar, buscar cada dia mais o conhecimento.

Então, leia a Bíblia Sagrada, Ore ao Senhor Deus e peça sabedoria. Busque ainda mais conhecimento através de livros e cursos.

 

O segundo erro do pregador é ficar nervoso ou ansioso

Ansiedade ou nervosismo é comum quando se trata de falar em público, em nosso caso, quando se trata de levar a mensagem de Deus para a Igreja de Cristo. Acontece principalmente com iniciantes, que muitas vezes têm medo por falta de domínio com a palavra de Deus.

 

Homem Nervoso ou Ansioso - Por Anastasiya Vragova de Pexels

Por Anastasiya Vragova de Pexels

 

Neste caso, é necessário que busque conhecimento da palavra de Deus e procure pregar, mesmo com medo não deixe de pregar.

Outro motivo é o fato de você pensar que você tem que pregar bem para que pessoas sejam transformadas, porém este é o papel do Espírito Santo. Faça a sua parte, pregue a Verdade e deixe o Espirito Santo transformará as vidas através da mensagem.

 

O terceiro erro do pregador é tentar imitar outros pregadores e mensagens

Personalidade, modo de falar ou até mesmo nas expressões e gestos. A imitação ou cópia das mensagens na íntegra é um dos principais erros cometidos por muitos pregadores.

Copiar os outros seja no jeito ou no falar é algo muito perceptível. Não ache que as pessoas deixam de perceber.

Não se preocupe com o que as pessoas pensam sobre o seu jeito, sua personalidade.  Deus te fez assim, seja você mesmo, se expresse da sua maneira. Você será único e autêntico!

Agora, quanto a mensagem, lembre-se de que foi dada por Deus para aquela ocasião. Não que você ignore o que foi falado, mas utilize esse conhecimento para levar uma mensagem conforme a vontade do Espirito Santo.

 

O quarto erro cometido pelo pregador é falar mal de outros pregadores ou pastores

De início, você já deve imaginar que é falta de ética, em qualquer discurso, falar mal de outras pessoas. Agora Imagine em um sermão?

 

Mulher Surpresa e de Boca Fechada - Por RobinHiggins de Pixabay

Por RobinHiggins de Pixabay 

 

Usar o púlpito para falar mal dos irmãos é irresponsabilidade, além de falta de reverência à Deus. Púlpito é lugar de pregar a palavra de Deus e se comunicar com a Igreja de Cristo.

Procure não citar nomes na sua pregação. Pregue contra heresias e seitas, mas nunca contra pessoas.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Efésios 6:12”

 

O Quinto Erro é Pregar e não viver aquilo que se prega

Você precisa ter autoridade naquilo que fala, ou seja, teorias não provam o que você vive. Um velho amigo certa vez me disse, não basta ser… precisa parecer, em outras palavras, se você diz que é por aqui o caminho, precisa ir por ele também.

Se você estiver em cima do púlpito e pregar o que não vive, será como os escribas e fariseus, conforme dito por Jesus e João Batista, que chamou-os de hipócritas, pois diziam ao povo o que era para ser feito, porém eles mesmos não faziam.

Tenha uma vida reta diante do nosso Deus e dê o testemunho servo do Deus Altíssimo.

 

Conclusão

Você conheceu os 5 Piores Erros Cometidos Pelos Pregadores No Sermão E Como Evitar. Esse artigo não foi um julgamento, pois temos a intenção de ajudar você que já é um pregador ou está iniciando agora.

Pode ser que  você ache normal alguns destes itens, Mas busque conhecimento e peça sabedoria à Deus e você perceberá que vai evoluir pouco a pouco.

 

Não deixe de conferir mais conteúdo inspirador sobre a palavra de Deus em nosso site.

Siga-nos também em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Blog Viver é Cristo.

YouTube
https://youtube.com/viverecristo

Instagram
@oficial.viverecristo

Pinterest
https://br.pinterest.com/viverecristo/

Obrigado por nos acompanhar!”

Rate this post
AJUDE A MANTER O SITE VIVER É CRISTO NO AR
Paulo Kimura
Paulo Kimura
Artigos: 48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *